Quando se trata de seguros e plano de saúde, existem diversas áreas que parecem ser ignoradas pelas pessoas. Provavelmente, isso acontece por falta de conhecimento acerca do assunto, uma vez que determinados planos como o plano de saúde para MEI acaba sendo ofuscado, sendo que poderia ser utilizado para ajudar diversas categorias de trabalhadores que existem no Brasil.
É bastante comum as pessoas relacionarem plano de saúde com um contrato estabelecido individualmente ou com uma empresa via contrato. Isso faz com que o plano de saúde para MEI se torne uma opção pela qual as pessoas têm que procurar mais a respeito, tanto para saber sobre a sua existência quanto para saber sobre as suas exigências. Por exemplo, o plano de saúde para MEI só compensa se incluir mais de uma vida, muitos adicionam cônjuges e filhos, e a maioria das seguradoras não o fazem.
Pode se pensar que o plano de saúde individual já seria capaz de cobrir aquilo que o plano de saúde para MEI faz, porém, ao se entender as vantagens desse último plano percebe-se que naturalmente existem diversos fatores que indicam que a sua contratação pode acabar sendo mais ideal.
Isso porque o plano de saúde para MEI não só é mais barato que um plano de saúde comum, como também possui menos burocracia na hora de estabelecer as condições e benefícios. Na verdade, é justamente daí que o seu preço acaba diminuindo, pelo fato de que o segurado possui mais liberdade na hora de fazer seu contrato, que não precisa de intermediários (administradoras), uma verdadeira vantagem para toda uma categoria de trabalhadores brasileiros.
Como funciona o plano de saúde para MEI
Mas para saber como assegurar essas vantagens é de extrema importância que se entenda primeiro como funciona o plano de saúde para MEI. Afinal, trata-se de um plano de saúde que funciona a partir de documentos e operações diferentes, fazendo com que determinados requisitos devam ser cumpridos antes que o contrato possa ser realizado.
A começar pela documentação e condição na qual o micro empresário está estabelecido. Para que os funcionários ou o próprio MEI esteja coberto, é preciso que a agência possua registro ativo na Receita Federal há pelo menos seis meses. Da mesma forma, é preciso estar ciente dos documentos que vão além do CNPJ, como é o caso do NIRE, que funciona a partir da inscrição do MEI na Junta Comercial.
Essas duas operações garantem que a agência esteja agindo conforme a regulamentação no estado em que o título de MEI foi garantido. Dessa forma, tanto no momento de criação do contrato do plano de saúde para MEI quanto na hora de pagar as mensalidades esses documentos são checados para que as operações continuem dentro das normas exigidas.
Para casos de inadimplência ou ilegitimidade, o contrato sempre pode ser cancelado, fazendo com que as exigências descritas precisem ser seguidas definitivamente. É a partir desses processos que o beneficiário pode garantir um contrato mais barato que o de um plano de saúde comum, já que essas operações são feitas de maneira mais rápida, sem a ajuda de um intermediário.
Vantagens do plano para MEI
Assim, por mais que o contrato de plano de saúde MEI possua as suas vantagens sutis, como é o caso de um contrato que abrange os familiares e dependentes da micro empresa, o verdadeiro objetivo da existência desse plano vem do seu preço mais acessível e mais interessante para quem se encontra nesse momento de controle financeiro.
É importante ressaltar que o plano de saúde para MEI não é mais barato porque o beneficiário possui desconto, mas sim porque a passagem por uma administradora não ocorre como nos casos de plano de saúde individual. Profissionais liberais como dentistas, advogados e engenheiros podem ter grandes benefícios a partir disso, tendo em vista que a economia pode chegar até mesmo a 50% de um plano de saúde comum.
Outro motivo pelo qual o plano de saúde para MEI é mais barato é que ele funciona sobre modalidade coletiva empresarial, onde os preços podem ser ofertados mais livremente, consequentemente produzindo números mais atrativos para os possíveis compradores. Assim como os planos de saúde comuns, o plano de saúde para MEI pode ser estendido e completo da maneira que o beneficiário desejar, abrindo também uma possibilidade para um contrato mais caro, caso seja do desejo do micro empresário.
Qual o melhor plano?
É por isso que se torna importante pensar a respeito do planejamento que irá envolver a contratação de um plano de saúde para MEI. Afinal, estabelecer as condições adequadas para você, sua família e os seus dependentes, assim como também os dependentes do seu possível funcionário, é a maneira mais correta de se aproveitar a situação. Até porque, por mais que o preço seja atraente, ainda é preciso pensar na abrangência da cobertura, assim como a carência, o preço final e a duração do período de contratação.
E vale a pena?
O plano de saúde para MEI não só vale a pena como é uma ótima opção também para pequenos empresários. Entretanto, o plano de saúde para MEI só compensa se incluir mais de uma vida, muitos adicionam cônjuges e filhos, porém a maioria das seguradoras não o fazem.
A modalidade coletiva pelo qual passa esse tipo de plano de saúde permite a ele poder ser mais livre em seu preço, é mais positivo nas suas coberturas para funcionários. Desde que as condições não sejam extravagantes, como é o caso de empresas que possuem características de insalubridade, é sempre possível estabelecer um contrato com até 30 vidas, protegendo todos os envolvidos de despesas médicas, acidentes, etc.
O Grupo Corr oferece consultoria para que você escolha o melhor seguro
Mas antes de pensar a respeito das vantagens do plano de saúde individual, é preciso primeiro pensar em como criar o melhor contrato possível para a sua condição. Pois é preciso ter um planejamento que vise tanto o período de uso como as possíveis coberturas e abrangências que devem ser pensadas, e a melhor maneira de fazer isso é por meio de uma consultoria profissional e especializada como a do Grupo Corr.
Com a nossa equipe, é possível saber mais a respeito de como o plano de saúde para MEI pode se destacar com relação ao plano de saúde individual dentro da sua micro empresa, assim como outros serviços que podem ajudar mais você, como é o caso do seguro comercial e do seguro de vida.