Estar preparado para diversos cenários pode ser desconfortável, mas é importante. Pensar em eventuais problemas de saúde ou mesmo na morte pode não ser a melhor das coisas, mas certamente é uma proteção às coisas que não temos controle. Por isso, levar em consideração a possibilidade de um seguro de vida familiar pode ser uma ótima ideia para garantir a segurança dos entes queridos.

Mas podem existir muitas dúvidas acerca desse tipo de seguridade, já que é mais comum termos contato com aqueles de veículos ou casas. A quantidade de beneficiários, o tipo de benefício, o custo e as vantagens são apenas algumas das questões. Então, para esclarecer o assunto, vamos levantar aqui as principais características desse tipo de seguro para você. Entenda melhor o seguro de vida familiar a seguir!

 

O que é o seguro de vida familiar

pais com bebê

Em linhas gerais, um seguro de vida familiar funciona como uma apólice individual que se estende para cônjuges e filhos. Ao contrário do seguro de vida individual, em que apenas um beneficiário está associado ao segurado, é possível indicar diversas pessoas associadas ao titular para receber o seguro. Apesar de ser chamado de “familiar”, ele nada mais é que um contrato associado ao representante, podendo ser utilizado por amigos, por exemplo.

Normalmente, essa modalidade é escolhida por ter um custo relativo menor. Como ele engloba toda a família, é como se o valor para cada um fosse amenizado. São várias as indenizações que podem estar associadas a um seguro de vida. As vantagens e particularidades de um seguro familiar dependem do plano assinado.

Vale lembrar que, por se tratar de uma modalidade que inclui mais dependentes, as possibilidades de personalização de planos pode ser um pouco menores comparadas ao seguro de vida pessoal.

 

Como funciona o seguro de vida familiar

Esta modalidade de seguro de vida é baseada na contratação de uma cobertura por meio de um contrato — ou apólice, como também é chamado. Na contratação o titular da conta define quais serão os dependentes que poderão utilizar o seguro. Isso significa que tanto o titular quanto seus familiares ou demais dependentes do contrato podem usufruir dos benefícios contratados.

Um seguro de vida funciona por meio de pagamento, normalmente em mensalidade, de um valor contratado. Esse montante pode variar de acordo com os contratos. Uma pessoa pode pagar pelo seguro com um prazo ou indefinidamente.

No caso de nenhum beneficiário sem apontado nas apólices, os herdeiros legais do titular deverão entrar em contato com a seguradora para conseguir ter acesso ao seguro. No caso de dependentes descritos em contrato, o processo de resgate costuma ser simples, em alguns casos podendo ser feito até mesmo por meio de aplicativos.

Os seguros de vida são regulamentados, no Brasil, pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), do Governo Federal.

 

Diferenças do seguro de vida comum

seguro de vida para toda família

A principal diferença entre o seguro de vida familiar e o seguro de vida comum está na possibilidade de estender os benefícios para outros membros da família. Se um problema de saúde grave causar invalidez ou, em uma tragédia, algum dos familiares presentes no contrato morrer, os custos associados a isso poderão vir do seguro familiar.

Vale lembrar que nem sempre todas as despesas ou benefícios valem para toda a família. Além de poder ter uma cobertura parcial, vantagens como a indenização por invalidez, em alguns planos, podem ser aplicados apenas para o provedor da família.

 

Vantagens do seguro de vida familiar

Para ter ideia do que pode estar incluído no seguro de vida familiar, listamos algumas das vantagens mais comuns associadas a esse tipo de apólice. Como já foi destacado, os benefícios de um seguro de vida familiar dependem do plano contratado.

Invalidez

Diferentemente do que muitos podem achar, o seguro de vida não é um benefício exclusivo para casos de morte. Especialmente no caso de trabalhadores autônomos dependentes da continuidade do trabalho, o seguro de vida é uma ótima opção. No caso de acidentes, o seguro de vida familiar pode incluir uma indenização para o caso de invalidez permanente ou temporária dos membros com renda.

Morte

O principal benefício associado ao seguro de vida é aquele retirado após a morte do titular ou, no caso do seguro de vida familiar, normalmente o benefício completo pode ser retirado no caso do falecimento do titular. Nesse caso, todo o valor retido pelo pagamento do seguro pode ser retirado pelos familiares no contrato.

Recursos funerários

Gastos associados ao falecimento de um familiar, como custos funerários e burocráticos, também estão incluídos nas indenizações do seguro de vida familiar. Normalmente, esse benefício serve para qualquer membro da família vítima dessa infelicidade, e não apenas o titular.

Doenças

Este benefício muitas vezes está associado ao caso da invalidez. Uma pessoa com doença terminal ou grave pode sacar uma parte do seguro, ou mesmo ele completo, para assegurar que os gastos associados ao tratamento. Esse saque também auxilia a lidar com uma diminuição no ritmo de trabalho ou mesmo com a espera por auxílio da previdência.

 

Quanto custa um seguro de vida familiar

médico com paciente

Os seguros de vida familiares tendem a ser relativamente mais baratos que as opções individuais. Como essa ainda é uma modalidade de seguro menos procurada em relação às mais populares — como as coletivas associadas a empresas e as individuais —, seguradoras podem oferecer melhores condições.

Além disso, por se tratar de um seguro para mais pessoas, o valor relativo para cada familiar que pode ser eventualmente beneficiado pelo seguro diminui. É importante buscar por um plano que seja condizente com suas possibilidades financeiras e pretensões de benefícios.

A depender das seguradoras, os planos de seguro de vida familiar podem ter um valor mensal de dezenas a centenas de reais. O impacto do preço é no valor a ser recuperado, que poderá ser diferente para cada vantagem: invalidez, morte ou doenças, por exemplo.

 

O grupo Corr pode orientar a sua família

Se um seguro de vida familiar é parte dos seus objetivos, o grupo Corr pode ajudar a escolher a melhor opção para você. Por meio do nosso site, você consegue entrar em contato com nossos corretores e achar o seguro de vida familiar adequado. Confira as possibilidades! Acesse também o nosso blog para mais informações.