Garantir a segurança dos serviços executados diariamente na sua empresa, representa uma das mais importantes tarefas de um gestor de pequeno negócio que visa ter mais tranquilidade e, até mesmo, redução de custos. A partir desse objetivo, entra em cena o seguro para pequenas empresas, que pode ir da área patrimonial a seguro de frotas, vida, responsabilidade civil, entre outros.  

Por muito tempo considerado como um item extra, o seguro PME (apólice desenvolvida especificamente para resguardar Pequenas e Médias empresas) é fundamental para evitar que imprevistos ou acidentes prejudiquem a operação do negócio. Sendo assim, deve fazer parte de cada planejamento de ação. 

Entretanto, devido à grande variedade de seguros para pequenas empresas que estão à disposição para contratação, fica até difícil saber qual a melhor modalidade e seguradora escolher.

Mas, para te ajudar nesse momento de importante decisão, preparamos um guia com os principais tipos existentes e dicas práticas para escolher a melhor opção disponível para o seu modelo de negócio e necessidades. 

 

Opções de seguro para pequenas empresas 

fechando seguro para pequenas empresas

Cada segmento e modelo de gestão de negócio mostram quais as demandas que precisam ser atendidas por um seguro, no entanto, em geral, alguns itens se destacam. A proteção de pequenas frotas (carros, motos, vans e caminhões), de estoque e patrimonial são as principais delas.

Diante desse cenário, veja abaixo os 5 principais motivos para você considerar seguro para pequenas empresas como um item indispensável: 

  1. Segurança contra ações que ameacem a longevidade do negócio: eventos de desastre natural, como tempestades, enchentes e incêndios, são inesperados e podem arruinar uma empresa descuidada com a segurança de seu patrimônio. 
  2. Proteção para os funcionários: além da parte material da empresa, também é possível garantir um melhor bem-estar dos colaboradores com uma proteção durante o expediente. 
  3. Disponibilização de assistências especializadas: ter a disposição os profissionais certos para resolver cada tipo de situação faz a diferença no momento de uma emergência. 
  4. Indenização para falhas em serviços profissionais e danos a terceiros: no caso de acidentes que os clientes possam sofrer durante uma execução de serviço da empresa, ela fica segurada em relação à indenização em caso de processo judicial. 
  5. Flexibilização de coberturas: benefícios personalizados para compor a apólice do seguro para pequenas empresas. 

Seguro para pequenas empresas: patrimonial 

seguro para pequenas empresas

Como o próprio nome já deixa subentendido, o seguro patrimonial é aquele voltado para a proteção do patrimônio de uma empresa. Imóveis, equipamentos, matérias-primas, estoque e outros bens materiais ligados ao funcionamento pleno do negócio passam a ficar resguardados sob o seguro contratado. 

Podendo ser negociado de forma individual ou coletiva e acionados quando necessário através do canal identificado pela seguradora (0800, WhatsApp ou SMS), as principais coberturas que abrangem o seguro patrimonial são: 

Vale ressaltar que o valor pago por cada apólice irá variar, além das variações de cobertura, como as mencionadas acima, pelos seguintes fatores: 

Dessa forma, cada detalhe irá importar e influenciar na cotação do seguro para pequenas empresas. 

 

Seguro para pequenas empresas: de vida 

seguro de vida para pequenas empresas

Basicamente, o seguro de vida para pequenas empresas engloba a cobertura de morte (natural ou acidental) ou invalidez (acidental ou causada por doença). Mas, assim como no seguro empresarial, também é possível incluir outras coberturas na apólice, como: 

Esse modelo de seguro para pequenas empresas não é uma apólice individual, ou seja, pode ser contratado coletivamente. Normalmente, as seguradoras exigem pelo menos 3 vidas para o plano. Isso não significa que precisam ser três funcionários, podendo ser considerado o próprio dono do negócio e familiares, por exemplo. 

Em quase todas as ocasiões, é a empresa que negocia com as corretoras de seguro pela melhor apólice, sem a participação do funcionário e que arca com 100% dos custos. Mas, também existe a possibilidade do seguro ser parcialmente contributário – pagamento parcial por parte do colaborador – ou até mesmo totalmente contributário – pagamento de total responsabilidade do colaborador.

 

Importância da contratação de seguro para pequenas empresas

Como você pode perceber, ter um seguro para pequenas empresas faz a diferença, principalmente, quando falamos da proteção patrimonial da empresa. A tranquilidade em estar resguardado no caso de qualquer contratempo faz a diferença no dia a dia. Dessa forma, assim como mencionamos, o seguro patrimonial não é um luxo, mas sim uma necessidade que deve ser levada como uma prioridade. 

Assim sendo, avaliar corretamente a flexibilidade e as alternativas de cada seguradora para escolher a melhor alternativa é primordial. Dessa forma, a empresa garante que terá o suporte adequado no caso de qualquer ocorrência com seu patrimônio e minimizará prejuízos advindos dessas circunstâncias. 

Para ajudar nesse processo, conte com a expertise de mais de 20 anos de experiência no mercado de seguros dos profissionais do Grupo Corr e confira os seguros ideais para pequenas empresas. Entre em contato através dos nossos canais de telefone, e-mail, ou mesmo pelo WhatsApp. Será um prazer ajudar você nessa missão.