Usado como sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS é um direito que pode ser utilizado de diversas formas por trabalhadores brasileiros, esse fundo foi criado com o objetivo de auxiliar o trabalhador brasileiro a pagar suas contas. Saber como usar o FGTS para pagar parcelas do consórcio, por exemplo, pode ser uma excelente maneira de utilizar esse valor.

Saber como utilizar o FGTS para pagar parcelas trata-se de uma maneira um pouco mais proveitosa de usar esse meio disponibilizado pelo governo. Isso porque o FGTS é uma economia que não rende muito dinheiro, fazendo com que a aplicação dele utilizando uma poupança planejada como o consórcio acabe sendo uma opção mais viável.

O FGTS foi realmente criado para sustentar vários fins que ajudam o trabalhador ou a sua família, mas em muitos casos essa situação surge somente em emergências. Quando se há uma quantidade segura de dinheiro guardada nesse bônus, portanto, é natural que se queira utilizar esse dinheiro, movimentando ele de alguma forma. Por isso, nada melhor do que saber como usar o FGTS para pagar parcelas de consórcio, usando desse orçamento para realizar um sonho de maneira prática e mais curta.

O que é o FGTS?

Mas antes de aprender como usar o FGTS para pagar parcelas do consórcio, é melhor entender o porquê do FGTS ter várias possibilidades de uso. O FGTS é uma pequena poupança na qual os empregadores depositam parte do salário para que o empregado esteja segurado frente às diversas situações. 

Dentre essas situações, uma possível demissão sem justa causa, por exemplo, fazendo com que o impacto do desemprego possa ser amenizado com esse auxílio por um período inicial. Da mesma forma, esse mesmo orçamento pode ser utilizado quando ocorrer a aposentadoria do trabalhador, que poderá usar esse dinheiro para ter uma vida confortável e mais tranquila.

Outra oportunidade de usar o dinheiro para amenizar a situação financeira, é o caso de saber como usar o FGTS para pagar parcelas do consórcio que, de acordo com as normas do FGTS, permite ao trabalhador usar esse dinheiro para financiamento de programas habitacionais, ou seja, para a compra do seu imóvel.

Como usar o FGTS para pagar parcelas do consórcio?

Por mais que seja possível usar o FGTS para pagar parcelas do consórcio, é preciso ter conhecimento a respeito de como funcionam os detalhes de todo o processo. Afinal, apenas sacar o FGTS em si já é uma burocracia que exige cuidado e atenção por parte do trabalhador, e a quitação do consórcio não é diferente.

A começar pelas regras de saque do FGTS, alguns dos critérios para o saque incluem: o trabalhador deve ter mais de 70 anos, ou estar desempregado há mais de 3 meses, ou ainda, ter sua conta vinculada há mais de 5 anos e não ter emprego formal. O saque também pode ser realizado em caso de doença grave, para compra de imóvel próprio. 

É importante lembrar que o saque do FGTS tem algumas limitações, como o limite de 80% do valor total da conta vinculada e a possibilidade de multa de até 40% do valor sacado, em caso de desistência da compra de imóvel. Essas são regras que muitas vezes passam despercebidas, mas que são importantes para que o consorciado saiba bem como usar o FGTS para pagar parcelas.

Da mesma forma, é de extrema importância que o imóvel a ser comprado não tenha nenhuma associação com pagamento por crédito, somado ao fato de que o titular também não pode ter nenhuma dívida ou relação com financiamentos ativos de imóveis.

Posso usar o saldo do FGTS para dar um lance?

Outro benefício que pode ser usado por parte do consorciado é o uso do FGTS para pagar todo restante da sua dívida com o consórcio. Isso é excelente tanto para quem possui saldo suficiente quanto para quem quer amenizar a conta a partir de uma simulação rápida e prática. Dessa forma, o titular consegue realizar pagamentos desde que o imóvel não possua um valor maior do que 500.000 reais.

Isso é uma burocracia que faz parte em saber como usar o FGTS para pagar parcelas restantes de consórcio, e que é importante, pois está alinhada com as determinações do Fundo de Garantia, que preveem um limite para esse fundo. Tudo é sujeito às regras dos lances de consórcio, sendo preciso realizar o maior lance dentre os consorciados do grupo para poder arrematar sua dívida.

Vantagens de usar o saldo do FGTS para pagar o consórcio

Além dos benefícios que o consórcio proporciona na hora de comprar um imóvel, entender como usar o FGTS para pagar as parcelas pode ser um complemento perfeito. Afinal, as vantagens incluem a quitação mais rápida por meio de um benefício que é do seu direito, que em muitos casos coincide com a possível compra de um imóvel através de consórcio. Além disso, existem também sempre possibilidades de arremate da dívida que podem ser ainda mais acessíveis ao consorciado, como é o caso de quem usa o FGTS para pagar as parcelas restantes.

O Grupo Corr oferece consultoria para que você escolha o melhor consórcio

Entretanto, nada disso é possível sem a ajuda de uma equipe profissional, com anos de experiência, capaz de realizar uma consultoria à altura das suas exigências para um consórcio de imóvel. Afinal de contas, quando se trata de uma situação importante como essa, para além de saber como usar o FGTS para pagar parcelas de consórcio, é preciso ter um consórcio sólido, que dê conta de fazer isso da maneira mais prática e segura possível.

É por esses motivos, portanto, que o Grupo Corr realiza o seu trabalho, para que o empregado tenha todos os seus direitos de realizar as suas grandes compras, por maior que seja o sonho, tudo através de um sistema legal capaz de beneficiar o consorciado com um financiamento sem juros e totalmente flexível.
Entre em contato agora conosco que vamos te ajudar a escolher o consórcio conforme o seu perfil e te ajudar caso você queira usar seu FGTS.