Consórcio quitado e não contemplado? Entenda como funciona

consórcio quitado e não contemplado

O consórcio é um investimento que está presente na vida de diversas pessoas atualmente. Trata-se de um investimento que traz riscos e oportunidades, que pode acabar ajudando quem quer parcelar o próprio carro, apartamento ou casa. Porém, por se tratar de um processo longo, é bastante comum por parte do consorciado querer pagar a dívida antes, na expectativa de que dessa forma poderia garantir a aquisição de forma mais rápida. No entanto, como poderá ser visto adiante, o caso do consórcio quitado e não contemplado é mais comum do que parece, o que faz com que a quitação da dívida seja algo a se contemplar.

 

Isso não significa que não seja possível ainda depender dos meios legais pelo qual o consórcio age, que no caso funciona através da oferta de lance e do sorteio. Assim, saber mais a respeito de uma quitação avançada do consórcio pode ajudar também a entender as minúcias por trás do processo geral, que envolve diferentes formas de pagamento que podem acabar ajudando quem está passando pelo processo de financiamento.

 

Afinal de contas, o consórcio como qualquer outro processo legal, passa por diversas regras que podem ser utilizadas para beneficiar o consorciado. Assim, não é necessariamente negativa a situação do consórcio quitado e não contemplado, tendo em vista que é possível tirar proveito dessa situação, mesmo que ela não garanta uma aquisição direta do item financiado.

 

Algumas formas de quitar seu consórcio


consórcio quitado e não contemplado

Uma das melhores maneiras de entender os benefícios por trás do consórcio quitado e não contemplado é através das diversas formas pela qual uma pessoa pode quitar a sua dívida. A flexibilidade do contrato, afinal, é uma das características positivas de qualquer consórcio, que permite diferentes abordagens de pagamento, envolvendo desde os lances de oferta até mesmo o uso do FGTS.

 

Começando pelo caso mais comum, que é a quitação direta. Trata-se da abordagem mais óbvia, na qual é feito o pagamento imediato do restante das parcelas do consórcio. No caso, é importante lembrar que isso não irá fazer com que o consórcio seja contemplado. Porém, quando se utiliza a quitação direta é possível economizar de maneira sutil e efetiva, evitando o reajuste das parcelas que consta geralmente em qualquer contrato.

 

E isso é apenas uma das maneiras de se usar dos benefícios do consórcio quitado e não contemplado, tendo em vista que trata-se de uma forma de pagamento que pode ser realizada também quando o consórcio foi sorteado, permitindo assim que a economia por parte das parcelas seja garantida.

 

Outra maneira de usar da quitação, no caso, com chances de conseguir ser contemplado, é através da oferta de lance, que permite a quitação inversa ou a diluição do pagamento da conta. A diluição funciona exatamente como o reajuste das parcelas por parte da quitação direta, fazendo com haja a oportunidade de diminuir o restante das parcelas quando uma oferta é feita e o consorciado é contemplado. Já para a quitação inversa, o que acontece é que o consorciado faz uma oferta de lance e, se contemplado, é capaz de usar o valor para quitar totalmente o restante das parcelas.

 

A partir de estratégias como essa o consorciado, mesmo quando tem consórcio quitado e não contemplado, pode se livrar de características negativas do contrato e da situação, evitando fatores gerais como a inflação, a possível perda da garantia, e as obrigações frente à agência. No caso, é sempre possível usar o FGTS também, seja para a quitação total ou parcial, contanto que seja permitido pela Caixa, através de um extrato com assinatura do gerente.

 

Vale a pena acelerar a quitação do consórcio?


consórcio quitado e não contemplado

 

Dessa forma, como se pode perceber, o caso do consórcio quitado e não contemplado é mais comum do que parece. Porém, isso não tira o fato de que é uma situação na qual o consorciado pode tirar muito proveito.

 

Tudo depende, portanto, da situação na qual o consorciado se encontra. Caso seja possível realizar a quitação de maneira direta o quanto antes, sem afetar de forma geral a situação financeira, é sempre recomendado a ação, tendo em vista que é possível até mesmo economizar dinheiro através disso.

 

Afinal, como já foi dito, o consórcio quitado e não contemplado faz com que o consorciado evite situações de risco. Um dos casos mais notórios disso é quando um consorciado passa por uma situação na qual não pode pagar alguma parcela, tirando dele assim o direito de ser contemplado. Ao usar de opções como a quitação inversa e a diluição das parcelas, por exemplo, o consorciado tem a oportunidade de controlar melhor seus gastos, adaptar sua rotina financeira, evitando danos a curto e longo prazo. 

 

Consórcio quitado e não contemplado: o que aconteceu?

 

Como pode se perceber o caso do consórcio quitado e não contemplado funciona assim, pois a mecânica do consórcio exige que seja assim.

 

Quando se trata de possíveis oportunidades de ser contemplado de maneira antecipada, é sempre possível recorrer a ofertas de lance. Quando o crédito não é garantido, isso ocorre justamente porque outra pessoa precisa ser atendida, garantindo assim que todos os contratos operem corretamente sem prejudicar ninguém.

 

Porém, as mesmas leis e regras que fazem com que o status quo do consórcio sejam assim, fazem também com que o consorciado possa tirar benefícios desta situação como já foi descrito. Um consórcio quitado e não contemplado, afinal, não necessariamente impede o consorciado de realizar planos mais acessíveis e estratégicos de investimento, deixando ele em uma situação privilegiada na qual não é possível a partir de empréstimos.

 

Consórcio quitado e não contemplado

 

O Grupo Corr oferece consórcios para você realizar seus sonhos

É por isso que a melhor maneira de lidar com um investimento flexível, que permite a oportunidade de lidar com um financiamento negociável, é através de um consórcio bem organizado e montado.

O Grupo Corr oferece consórcios assim, de forma transparente, para que seja sempre possível entender a sua situação e trabalhar o melhor jeito de preservar as suas finanças. Afinal de contas, quando se trata de consórcios é notório como eles são conhecidos por serem alternativas viáveis de se realizar um sonho particular. O Grupo Corr entende isso e apresenta os consórcios que você precisa para quitar as suas dívidas sem ter que se preocupar com nada.