As inovações tecnológicas refletem também em novas possibilidades dentro do universo empresarial. Neste cenário, os certificados digitais são quase obrigatórios para que as empresas não fiquem para trás. Assim, é fundamental conhecer os tipos de certificados disponíveis no mercado.

Em um contexto de conectividade cada vez maior, as empresas também se adaptam às mudanças que surgem como possibilidades para crescer. O certificado digital, neste caso, surge como uma ferramenta de acessibilidade e segurança.

 

O que é certificado digital?

tipos de certificados

O certificado digital foi criado com a necessidade de garantir maior segurança nas relações recebidas e enviadas na internet. A ferramenta é, portanto, uma maneira segura de fazer negócios dentro do universo digital da atualidade.

No Brasil, o certificado digital surgiu através da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de Agosto de 2001, com o surgimento da ICP Brasil. O órgão garante a integridade, autenticidade e validade jurídica dos documentos virtuais no país.

O certificado digital é a identidade virtual de uma pessoa física ou jurídica (empresas). De modo geral, ele funciona como uma identidade virtual segura que permite, por exemplo, a assinatura de documentos à distância.

Uma assinatura através de um certificado digital possui as mesmas validações legais que uma mesma assinatura feita à tinta em um documento de papel. Além da comodidade garantida, o certificado digital também gera economia de insumos, como o uso de papéis.

De modo geral, os certificados digitais possuem uma importante função na oferta de serviços dentro do cenário virtual, que se torna cada vez mais abrangente e indispensável no meio das relações empresariais.

Já deu pra perceber a importância do certificado digital nos dias atuais, não é mesmo? No entanto, além de garantir assinaturas virtuais, os certificados também oferecem outros benefícios como o acesso a sistemas com dados restritos e o trabalho em sistemas virtuais.

Quase todas as empresas necessitam do certificado digital para a utilização de documentações com órgãos públicos, como a prefeitura, por exemplo. Por isso, é fundamental que o empreendedor conheça os tipos de certificados disponíveis.

 

Diferentes tipos de certificados digitais

Após compreender a importância dos certificados digitais na sua empresa, o segundo passo é conseguir identificar os diferentes tipos de certificados digitais e quais são os modelos que se adequam às suas necessidades.

De maneira geral, existem vários tipos de certificados digitais e cada um deles possui uma especificação. Antes de adquirir um certificado, portanto, é fundamental compreender quais são suas necessidades e perspectivas com essa ferramenta.

Tipo A, Tipo S, Tipo T, e-CPF, e-CNPJ e NF-e são exemplos de certificados digitais que garantem diferentes formas de autenticação da identidade de seus usuários para outras pessoas.

 

Tipo A – facilidade para assinaturas digitais

tipos de certificados digitais

O Tipo A é o mais popular entre os certificados digitais pois, resumidamente, funciona como um certificado de assinatura digital e pode ser utilizado para assinar qualquer tipo de documento ou arquivo virtual, resolvendo, assim, diversas “burocracias digitais”.

Esse tipo de certificado é indicado para profissionais liberais que precisam emitir documentos digitais assinados e também para empresas que precisam emitir uma grande quantidade de validação de documentos constantemente.

Os tipos de certificados A mais comuns entre as empresas são o A1 e o A3, e é importante também saber diferenciá-los e compreender qual se encaixa melhor com as suas necessidades profissionais.

O certificado A1 é, detalhadamente, um arquivo digital de extensão .PFX ou .P12. Ele não existe em sua forma física, somente virtual, e pode ser armazenado em computadores ou dispositivos móveis. O prazo de validade deste documento é de 12 meses.

O A3 possui as mesmas características básicas do A1, porém com alguns benefícios a mais. Eles também são fabricados em diversos formatos de mídia e emitidos e armazenados em objetos físicos. Além disso, seu prazo de validade fica entre 1 e 3 anos.

 

Tipo S – mais sigilo para você e sua empresa

Outro certificado muito utilizado é o Tipo S, modelo de confidencialidade muito comum entre as empresas. Com esse certificado, é possível criptografar dados de qualquer documento que só podem ser acessados por meio de um certificado autorizado.

O Tipo S é fundamental para manter o sigilo de contratos empresariais, já que ele torna documentações inacessíveis a pessoas que não possuem autorização para acessá-las. Portanto, entre os tipos de certificados, é uma ótima e segura alternativa.

 

Tipo T – Certificado de tempo

Conhecido também como um carimbo de tempo digital, o Tipo T é um certificado que atesta quando aconteceu a emissão de um documento digital e torna registrada a data e horário que tal informação digitou foi criada.

Uma curiosidade é que o Tipo T é um certificado que costuma ser validado por uma terceira parte, afinal, em casos de ação judicial, horário e datas podem ser decisivos para o benefício de um dos lados.

 

e-CPF, e-CNPJ e NF-e

Esses três tipos de documentos digitais garantem a praticidade do uso e validação virtual através de transações financeiras, autenticações e muito mais. Com segurança dos dados, e-CPF, e-CNPJ e NF-e surgem como alternativas para pessoas físicas e jurídicas em diversas situações cotidianas que exigem tais documentos.

 

Como contratar os diferentes tipos de certificados digitais

mulher trabalhando

Ficou interessado na contratação? O primeiro passo agora é saber identificar quais são os tipos de certificados digitais que irão beneficiar a sua vida profissional e pessoal através das facilidades oferecidas.

Cada um dos tipos de certificados digitais exigem documentações específicas, que respeitam as normas de regulação elaboradas pelo sistema IPC Brasil, que buscam garantir a segurança de todos os usuários no meio virtual.

No entanto, de maneira geral, o documento comum para contratação de todos os certificados é um que possua a identificação pessoal legível através de uma foto. Neste caso, pode ser utilizado a CNH, RG, carteiras profissionais e até mesmo o passaporte. 

Cada um dos tipos de certificados apresenta um valor médio no mercado. Para saber mais sobre o universo dos certificados digitais, entre nesse link do nosso site. Lá após preencher as informações, automaticamente gerará o valor, mostrará as formas de pagamento e é possível agendar a autenticação da assinatura.

O Grupo Corr é um grande parceiro na emissão destes documentos e está pronto para ajudar você a encontrar os melhores certificados digitais que irão garantir mais segurança, praticidade e redução de custos no dia-a-dia.

Não deixe para amanhã a segurança e praticidade dos seus dados nas plataformas virtuais e se atualize com o mundo dos negócios através dos certificados digitais!