A economia na conta de luz sempre foi uma pauta recorrente em todas as casas, não é verdade? Com a chegada recente das placas solares, foi possível mudar a forma de consumir energia. No entanto, esses equipamentos são caros e é fundamental conhecer o seguro para sistema fotovoltaico.

Em 2012, após a regulamentação normativa da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a energia solar residencial no Brasil começou a se desenvolver de maneira efetiva e chegar cada vez mais aos lares.

Existem diversos benefícios decorrentes da instalação desse sistema em uma casa, mas o principal objetivo dos consumidores é garantir uma conta de luz cada vez mais barata e, assim, “pagar o investimento” ao longo do tempo.

Além disso, a sustentabilidade e valorização residencial são os grandes pontos destacados na utilização desse tipo de equipamento, que ganha cada vez mais popularidade nas residências espalhadas pelo Brasil.

No entanto, adquirir um sistema fotovoltaico requer um estudo técnico e planejado, afinal, trata-se de um investimento caro. Portanto, é importante, antes de mais nada, estar por dentro de todos os equipamentos necessários para sua instalação.

Por se tratar de um investimento de altos custos, o seguro para sistema fotovoltaico surge como uma alternativa de comodidade e traz aos contratantes uma garantia de benefícios completa durante todos os processos.

 

Equipamentos do sistema fotovoltaico: o que o seguro protege?

seguro para sistema fotovoltaico

Caso você esteja decidido a instalar um sistema fotovoltaico na sua residência ou empresa, precisa estar por dentro de todo o planejamento que envolve esse processo – da sua instalação até a manutenção posterior.

Para a instalação de um sistema fotovoltaico padrão, será necessário adquirir um kit completo, que conta com painéis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica e alguns outros materiais elétricos.

Como se pode ver, são diversos aparelhos requeridos apenas na montagem, e todos eles são de altos valores. Durante o processo de instalação desses produtos, acidentes inesperados podem fazer com que o contratante precise arcar com gastos que não estavam previstos.

Porém, os riscos não param por aí. Por tratar-se de um investimento a longo prazo, o contratante precisa da garantia de um bom funcionamento do seu sistema fotovoltaico por muitos anos para que, assim, possa desfrutar das vantagens econômicas do material.

Portanto, contar com uma apólice que garanta proteção em todos os processos do sistema fotovoltaico (desde a instalação até a manutenção pelo decorrer dos anos) é imprescindível para que os lucros apareçam e as dores de cabeça não sejam uma possibilidade nesse investimento. 

 

Principais tipos de seguro para sistema fotovoltaico

 

Como você já percebeu, todo o processo logístico e administrativo que envolve a instalação das placas solares é repleto de riscos. Para cada situação, existe um tipo de seguro específico que pode garantir a segurança necessária. Confira, portanto, quais são as principais apólices:

 

 

Diferenças entre o seguro para sistema fotovoltaico e a garantia fornecida pela empresa

seguro para sistemas fotovoltaicos

O investimento em um sistema fotovoltaico é financeiramente expansivo. Assim, grande parte das empresas que ficam responsáveis pelo fornecimento e instalação de energia solar contam com garantias próprias em seus contratos.

Neste caso, você pode se perguntar então: afinal, se ao contratar o sistema fotovoltaico eu já irei contar com garantias fornecidas pela empresa, por que então a necessidade de ter um seguro para sistema fotovoltaico?

A resposta é simples: seguro e garantia não entram entram em conflito. Ou seja, o contratante nunca terá uma situação em que as duas modalidades de segurança estejam à sua disposição para resolver um imprevisto.

Ou seja, a garantia funciona como um mecanismo de segurança fornecido pelas empresas no discurso de venda do seu produto. O seguro para sistema fotovoltaico, por sua vez, é uma ferramenta de proteção complementar.

 

Seguro para sistema fotovoltaico em usinas solares: como funciona?

seguro de placas solares

Assim como em residências e qualquer outro tipo de construção, o seguro para sistema fotovoltaico em usinas solares está à disposição do contratante. Via de regra, existem algumas diferenças entre as formatações do contrato da apólice.

Cada seguradora conta com um projeto específico de seguridade no ramo de placas solares e suas instalações. Para contratar o seguro para sistema fotovoltaico, a empresa solicita dados completos para um melhor entendimento do negócio.

 

Conte com o Grupo Corr para encontrar as melhores soluções no mercado

 

Encontrar o melhor seguro para sistema fotovoltaico pode ser um grande desafio, não é mesmo? Afinal, nosso tempo geralmente é muito curto e as demandas do dia-a-dia fazem com que não possamos comparar as melhores opções do mercado.

Neste momento, você pode contar com o Grupo Corr. Em parceria com colaboradores que são especialistas em seguro para sistema fotovoltaico em residências, empresas, escritórios e usinas, estamos à sua disposição.

Para entender melhor a sua dinâmica e quais são as suas necessidades de proteção com seu sistema fotovoltaico, contamos com profissionais que podem atender você e, em poucos minutos, encontrar as melhores soluções entre as seguradoras.

Se você está pensando em investir em um novo sistema fotovoltaico nas suas instalações, conte com o Grupo Corr para te ajudar nesse momento tão importante e garanta a sua economia em um futuro próximo sem maiores preocupações!