O seguro de vida é um tipo de produto cada vez mais buscado pela população brasileira. Durante a pandemia do coronavírus, por exemplo, a procura aumentou em 19% apenas em 2020, justamente por que uma das principais coberturas é o seguro de vida para doenças graves.

 

Existem fatores que podem influenciar uma pessoa a ter uma doença grave, como falta de cuidado com a saúde no dia a dia, alimentação desregulada, estresse, vícios, entre outros. Mas, nem sempre é possível prever e, consequentemente, se prevenir da maneira adequada para evitar ser acometido por uma doença mais perigosa.

 

Dessa maneira, a forma mais convencional, e também mais eficiente, de se precaver é justamente contando com um seguro de vida para doenças graves. Essa é uma cobertura bastante comum encontrada nos seguros, assim como invalidez permanente ou temporária.

 

Para quem é indicado o seguro de vida para doenças graves

Para quem é indicado o seguro de vida para doenças graves

Assim como existe essa dificuldade em prever quando uma pessoa será acometida por uma doença grave, existem brasileiros que possuem histórico familiar de doenças mais perigosas, como câncer, avc, problemas cardíacos e renais. Todas essas condições representam riscos graves à saúde de qualquer pessoa e se está presente na família, é importante se prevenir.

Dessa maneira, é exatamente esse tipo de perfil que é mais indicado a contratação de seguro de vida para doenças graves. Ao identificar um familiar próximo que possui uma doença perigosa e que é hereditário, contar com um seguro é a melhor estratégia. 

Mas, além desses casos, o ideal seria que todas as pessoas optassem pela contratação de seguro de vida para doenças graves, visto que, situações inesperadas podem surgir, independentemente da idade. A prevenção é o caminho mais adequado para não ser surpreendido, encarando uma situação problemática de mãos atadas. 

Doenças graves previstas no seguro

Cada seguro funciona de uma maneira específica, coberturas próprias, planos particulares, etc. Entretanto, existem alguns pontos que são bastante comuns na grande maioria dos seguros de vida contra doenças graves. Dessa maneira, existem diversas doenças que fatalmente estarão presente na cobertura do seguro, tais como: 

Ou seja, se você for acometido por alguma dessas doenças, e possuir um seguro de vida contra doenças graves, que abranja essas enfermidades, você receberá uma indenização que pode ajudar no tratamento, dependendo de cada caso.

Nesse sentido, é uma opção que aumenta a segurança para a família e o bem-estar para a pessoa acometida pela doença, visto que, ela recebe ainda em vida as devidas indenizações.

Vale destacar que existem algumas situações em que, apesar de serem problemáticas, os seguros não devem cobrir, como hérnias, choque anafilático, doenças previamente existentes à contratação do seguro, etc.

Como funciona o resgate de seguro de vida para doenças graves

Como funciona o resgate de seguro de vida para doenças graves

Assim como em qualquer seguro, é necessário comprovar que você está passando por uma doença grave para receber a devida indenização por parte da seguradora. 

Dessa forma, para resgatar a indenização advinda do contrato do seguro de vida para doenças graves, é preciso entrar em contato com a seguradora pouco tempo depois do diagnóstico, respeitando o período de carência da seguradora.

 

O prazo de carência também é outro aspecto que pode variar. Cada seguradora possui seu próprio modus operandi, podendo determinar o período de carência que achar necessário para se planejar da melhor maneira possível. 

Valores médios para quem pode contratar

Vale destacar que o seguro só pode ser solicitado, normalmente,  por pessoas que tenham entre 18 e 65 anos. Como os idosos tendem a não adquirir doenças graves com mais facilidade, muitas seguradoras optam por essa faixa de idade, determinando a cobertura. Além disso, a pessoa que quer contratar o seguro não deve estar sofrendo com a doença grave no momento da contratação.

Ainda, a idade também influencia diretamente nos custos do seguro, justamente pela maior fragilidade das pessoas mais velhas do que em relação aos jovens. Dessa forma , é normal que os valores médios da cobertura de seguro de vida para doenças graves seja maior em idosos do que em adultos mais jovens. Apesar disso, os custos são baixos. É possível encontrar seguros completos, que cobrem essas situações.

De modo geral, as seguradoras também optam por prover esse benefício para pessoas de até por volta dos 75 anos, justamente como uma forma de se resguardar. 

Por que ter um seguro para doenças graves?

Por que ter um seguro para doenças graves?

Para finalizar, é interessante destacar alguns motivos importantes para responder essa pergunta. Muitas pessoas ficam na dúvida se vale realmente a pena contar com um seguro de vida para doenças graves, e quando se toma uma decisão já é tarde demais. 

De modo geral, o seguro de vida é um produto que ajuda a ter mais segurança e tranquilidade no dia a dia, pois o segurado sabe que estará resguardando ele e sua família para possíveis acidentes ou doenças que surgirem. O suporte financeiro para o pagamento de remédios e tratamentos das doenças pode fazer toda a diferença.

Além disso, o custo-benefício torna esse produto ainda mais atrativo. Pagar uma pequena quantia mensal para garantir essa cobertura tão completa realmente compensa. 

Conclusão sobre como funciona o resgate seguro de vida para doenças graves

Como visto, o seguro de vida contra doenças graves é uma opção adicional na contração de um seguro de vida. Mas, na hora de contratar é muito importante que as condições e coberturas estejam bem claras. Nesse sentido, o Grupo Corr pode ajudar nesse processo, auxiliando você a entender as condições de cada segurado, coberturas, valores e funcionamento, fazendo a escolha ideal para você. 

Se você gostou desse conteúdo, venha nos siga nas redes sociais, lá tiramos dúvidas e criamos conteúdos sobre seguros, planos de saúde, consórcio e muito mais.

Se você quer saber mais sobre seguro de vida, leia nossos conteúdos:
Seguro de vida para terceira idade: quais as vantagens.
Seguro de vida é importante? Entenda se você precisa de um
-Confira onde fazer sua cotação online de seguro de vida.