O trabalho de obra em uma construção civil envolve uma série de riscos que podem comprometer tanto o projeto quanto os profissionais envolvidos no serviço. O seguro de risco de engenharia surge, neste caso, como um fator de segurança.

Imprevistos e acidentes acontecem em todos os setores trabalhistas. No entanto, a área que engloba a engenharia civil, com as construções, apresenta um risco ainda mais grave de acidentes, pois envolve uma série de equipamentos e máquinas de grande porte.

Seja em obra, reforma ou instalação, a construção civil precisa estar amparada do começo ao final do projeto em um seguro de risco de engenharia, que forneça segurança e mais tranquilidade em possíveis incidentes.

O seguro de risco de engenharia conta com diversas modalidades, e as coberturas disponíveis se estendem para uma grande quantidade de detalhes que envolvem imprevistos e acidentes dentro da construção civil. 

O seguro de risco de engenharia apresenta características específicas e é muito interessante para quem trabalha nesse setor. Ele não é renovado anualmente, como acontece em várias modalidades de seguros: o projeto é contratado para o período detalhado da construção civil.

Outro detalhe interessante é que o seguro de risco de engenharia deve ser contratado antes do começo das obras, como indicação. Afinal, seu preço não irá variar antes, durante ou depois da obra e, no caso de algum sinistro, o único prejudicado é o responsável pela construção.

Portanto, é importante que o contratante solicite o quanto antes o seu projeto de auxílio e proteção com o seguro. Mas antes, é fundamental conhecer quais são os planos e coberturas garantidas pelo seguro de risco de engenharia.

 

O que é seguro de risco de engenharia?

engenheiros

O seguro de risco de engenharia funciona como uma proteção durante o período de construção de obras que englobam a atividade civil da engenharia. 

Atualmente, as principais coberturas do seguro de risco de engenharia são divididas em cobertura básica, que costuma estar presente em qualquer apólice para que a documentação possa ser emitida, e as coberturas adicionais que podem englobar necessidades específicas de cada contratante.

Mas, afinal, onde estão os maiores riscos dentro de uma obra? Danos a terceiros envolvidos no projeto de construção e a terrenos vizinhos, furtos qualificados e acidentes causados por eventos naturais (tempestades, chuvas e vendavais) são episódios comuns nas construções.

Dentre as coberturas adicionais, cada seguradora apresenta planos diferentes, mas de modo geral é possível encontrar a cobertura de danos com despesas extraordinárias; manutenção simples ou ampla na obra; instalação de equipamentos móveis ou estacionários; despesas com desentulho e operações com salvamento.

São diversas as coberturas acessórias existentes no mercado de seguro de risco de engenharia civil, e cabe ao contratante avaliar qual plano de seguros oferece a melhor alternativa dentro do mercado para o seu projeto.

No entanto, vale a menção de duas coberturas adicionais que são importantes para muitas empresas. A primeira delas é a de responsabilidade civil cruzada. É comum, em construções civis, existir a presença de trabalhadores que não possuem vínculo com a empresa contratante do seguro. Este pacote arca com as despesas de um sinistro causado por este terceiro dentro da obra.

Outra cobertura muito importante para as empreiteiras e empresas responsáveis na construção civil é a cobertura de propriedades circunvizinhas. A cobertura assegura o proprietário de imóveis circunvizinhos à obra em caso de algum tipo de dano causado pela construção do contratante.

 

Por que a obra precisa de um seguro?

seguro de risco de engenharia para empresas

Essa pergunta pode ser pertinente para quem não trabalha em campo com projetos e construções civis. Afinal, quem vive de perto a rotina de uma obra (seja ela reforma, instalação ou construção) compreende todos os riscos que um trabalho desse tipo possui diariamente.

Com a utilização de maquinários pesados em construções que colocam em risco a integridade física dos contribuintes, o seguro de risco de engenharia previne a empresa contratante de maiores problemas que podem ser causados por incidentes.

Dados recentes do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT) indicam que a construção civil é um dos setores que possuem o maior risco de acidentes na atualidade. E o ambiente das obras mostra que a pesquisa está, de fato, correta.

Além de proteger o contratante em acidentes, o seguro de riscos de engenharia também trabalha com a cobertura de incidentes que fogem do controle dos responsáveis pela obra, como causas naturais, roubos e furtos.

Por isso, contar com o seguro de risco de engenharia na construção civil é, atualmente, fundamental. Esse tipo de seguro abrange obras civis de pequeno, médio e grande porte e, além de proteger o empreendimento, também assegura todas as pessoas envolvidas no projeto.

 

O seguro reforça a necessidade de planejamento

engenheiro usando projeto

Dentro das obras civis, o planejamento é a grande chave para a execução e efetivação dos projetos. O seguro de risco de engenharia endossa ainda mais a necessidade de um planejamento detalhado da obra antes mesmo do seu início.

Com a garantia de um seguro de risco de engenharia antes mesmo do começo das operações na obra, a empresa responsável garante todas as coberturas necessárias em caso de sinistros que são previstos de acordo com as características específicas da construção civil.

Com anos de experiência no ramo de seguros de responsabilidade civil e riscos de engenharia, o Grupo Corr está pronto para tirar qualquer dúvida a respeito do assunto e ajudar você a encontrar o melhor plano para seu projeto.

Invista da maneira correta no seu empreendimento e garanta já o melhor plano de seguro de risco de engenharia com os profissionais do Grupo Corr!