Se envolver em um acidente de carro é uma situação pela qual ninguém quer passar, mas principalmente é uma situação que ninguém quer passar sem estar segurado. É um evento delicado, que pode envolver muitos problemas financeiros na vida dos envolvidos, e isso mesmo estando com seguro efetivado. Em muitos casos informações são omitidas pelo medo da burocracia, que faz com que as pessoas se perguntem se realmente irão conseguir acionar o seguro. Porém, não é necessário ter medo, pois dependendo do contrato, é possível saber até mesmo se o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo.

O mais importante é entender que essas questões legais são delicadas, e saber a respeito delas previamente pode acabar sendo fundamental na hora de uma surpresa infeliz. Esconder fatos da seguradora, contratar seguro sem saber a respeito do contrato e exigir demandas sem saber antes como elas funcionam são exatamente as coisas que alguém deve evitar.

Como funciona o seguro auto

seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo

E para compreender como funciona o seguro auto, basta entender como funciona a lógica do contrato.

Assim como em todo contrato de seguro, existem certas cláusulas que podem ser garantidas. No caso de seguro auto, é absolutamente possível adicionar condutores adicionais, ou seja deixar claro para a seguradora que outras pessoas dirigem o carro do proprietário do seguro. Variando bastante de preço, os contratos são então ajustados de acordo com o tempo que a pessoa dirige o veículo (dividindo entre mais de 15% ou menos) e o perfil dessa pessoa.

O importante aqui é saber que é necessário informar o corretor qualquer necessidade de alteração do contrato de seguro durante a sua vigência. Lembrando que é necessário que os novos condutores estejam devidamente aptos, e que todas as informações sejam honestas.

Afinal de contas, quando se trata do seguro, os procedimentos legais e financeiros são bastante rígidos, e isso exige a sinceridade total de quem está sendo prejudicado, para que tudo seja organizado da maneira mais rápida possível.

No caso dos seguros, quando há qualquer omissão de detalhes ou falta de comunicação com a seguradora, pode acarretar na perda do seguro.

Em todo caso, uma consulta para saber as condições gerais da sua seguradora é tudo que é preciso para poder resolver essa situação.

Seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo?

seguro auto cobre se outra pessoa estiver dirigindo

Para saber mais a respeito de como funciona essa situação específica onde o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo é preciso entender algumas coisas.

Como descrito acima, o seguro e o seu valor dependem da quantidade de pessoas incluídas no contrato e do perfil delas com relação ao segurado. Esse perfil é de extrema importância, pois faz toda a diferença na hora de saber os detalhes do que o seguro cobre, especificamente se o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo.

Funcionários contratados, por exemplo, fazem parte de um tipo de condutor específico dentro do contrato, caso que pode até mesmo ser resumido em um tipo de seguro existente chamado seguro app, que funciona para quem quer estar segurado em casos de motoristas contratados por aplicativo.

Já pessoas que são da mesma família recebem outro tipo de tratamento. Pessoas como maridos, esposas, pais, tios, primos, filhos. Caso algum deles dirija com frequência o carro, é totalmente importante informar isso para a seguradora. E para esclarecer melhor, frequência quer dizer qual a porcentagem de tempo que a pessoa fica com o carro com relação a quem contratou o seguro.

Caso seja uma divisão em que metade do tempo o carro fique com a esposa ou marido, e a outra metade com o proprietário, talvez seja possível realizar uma adesão no contrato que seja relativamente barata.

Porém, é preciso estar atento, pois existem dois casos importantes a se reparar na hora de adicionar um condutor secundário. Para casos de pessoas que raramente dirigem o carro, ainda é necessário informar a respeito para a seguradora, considerando que o contratante espere que o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo. Várias pessoas ficam receosas a respeito disso devido o acréscimo de valor, porém caso ocorra qualquer infortúnio, tudo já estará claro para que o seguro seja acionado imediatamente. É bastante comum na verdade, empresas de seguro que já deixam no contrato uma abertura para condutores adicionais, mas também é importante que tudo isso seja sempre claro.

Sendo comum para a maioria dos casos, o perfil de risco funciona a partir de um outro contrato de seguro, visto que é mais imprevisível e funciona a partir de uma burocracia mais custosa, que deve ser lida individualmente. O mesmo caso, por exemplo, pode ocorrer para pessoas recém-habilitadas, mesmo que elas tenham idade superior a do próprio proprietário do veículo.

Seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo, mas quando há recusa do sinistro?

valor do seguro de veículos

A recusa do sinistro pode ocorrer em diversas situações, como dito acima, mas na maioria dos casos ela acontece por um problema: a omissão de informações. Presente em todos os contratos, isso impossibilita acionar o seguro em qualquer situação que seja, visto que se trata de uma quebra legal do acordo estabelecido.

Outros casos que podem ocorrer a recusa da seguradora são: pessoas não habilitadas, culpa grave imprudência ou imperícia (exemplos: dirigir embriagado, dirigir muito acima do permitido e entre outros) ou por dolo (causar acidente de propósito), no caso em que o contratante queria que o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo.

Mas afinal, o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo?

Após todo o esclarecimento até aqui, pode-se perceber então que o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo, mas que em alguns casos isso pode ser negado.

Entre outras formas de quebrar o acordo quando outra pessoa estiver dirigindo, para além da omissão dessa informação da existência do condutor adicional, estão as situações em que o condutor pode estar não habilitado para dirigir.

Isso envolve um motorista que não está são ou totalmente consciente, um motorista estranho, ou até mesmo um motorista sem carteira de habilitação. Desde que o motorista esteja em boa forma para dirigir e esteja dentro do contrato, o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo.

Mas caso ainda haja mais dúvidas a respeito desse problema, basta acionar o Grupo Corr. Especialista em seguros auto, todo questionamento é bem vindo para quem está com vontade de saber mais a respeito do assunto. Com contratos feitos para todas as situações, não haverá problemas na hora de colocar terceiros no acordo e fazer que o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo.