No Brasil, são inúmeras as pessoas que investem em consórcios dos mais diversos tipos de negócios. Dessa forma, buscam através do mecanismo financeiro uma alternativa para escapar dos altos juros bancários. Além de garantir um valor mais “limpo” na hora de adquirir o produto de compra, a pessoa também pode administrar o valor em parcelas que cabem no seu bolso. Portanto, a compra de consórcio contemplado é um atrativo nos negócios.
Assim, trabalhar em cima de consórcios é uma grande alternativa que apresenta vantagens para o consumidor. No entanto, o tempo para contemplação do negócio acaba sendo um ponto negativo neste mecanismo. O consórcio pode demorar meses (ou até anos, em alguns casos) para que seja contemplado. Dessa forma, acaba gerando incerteza sobre a garantia de um negócio fechado em um breve espaço de tempo.
Para isso, existe uma solução encontrada dentro do próprio negócio que envolve consórcios. Trata-se da compra de consórcio contemplado, que apresenta vantagens e desvantagens em seus mecanismos. A compra de consórcio contemplado é, em linhas gerais, a garantia de um consórcio que já foi contemplado. Assim, o consumidor adquire uma cota ou parcela de um consórcio que já foi sorteado.
Um ponto a favor desse tipo de negócio é entender que, ao adquirir o consórcio, o negócio já está, de fato, contemplado. Dessa forma, o consumidor não irá enfrentar o longo prazo estabelecido para uma contemplação. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados ao adquirir o consórcio contemplado atualmente. Afinal, esse é um tipo de negócio que, geralmente, é oferecido por terceiros e podem surgir imprevistos na compra e efetivação do consórcio.
Carta de crédito contemplada
No interesse de fugir do período de contemplação ao adquirir um consórcio, muitos consumidores estão partindo para esse mecanismo. Mas, afinal, o que é uma carta de crédito contemplada? Trata-se de um consórcio que já foi contemplado por sorteio. Dessa forma, o consumidor garante o crédito disponibilizado pela carta em um período de tempo menor que o esperado em uma compra de consórcio por administradora.
No entanto, a compra de uma carta de crédito contemplada envolve uma negociação entre duas pessoas físicas. Dessa forma, o comprador não está protegido por algumas leis do consumidor, que são fundamentais em caso de imprevistos.
Porém, cabe entender como funciona uma carta de crédito. O mecanismo, que garante ao comprador o valor creditado em um intervalo de tempo curto, pode estar embutido em alguns problemas. Um deles é a possibilidade desta carta não estar quitada. Assim, a pessoa que adquire a carta tem a obrigação de pagar o restante das parcelas que faltam no negócio. Neste caso, existem negociações também.
É comum encontrar compradores de cartas de crédito contempladas que assumem o restante das parcelas para quitação. Porém, podem surgir imprevistos não especificados durante a compra. Por esse motivo, é fundamental estar atento ao negócio antes de fechá-lo.
Como posso ser contemplado?
Ao adquirir uma carta de crédito, é importante salientar que o negócio pode demorar muito tempo para uma contemplação. No entanto, caso o comprador siga algumas regras, a efetivação pode acontecer de maneira mais rápida. Como uma garantia de que o comprador mantém suas contas em dia, a carta de crédito analisa constantemente as quitações financeiras. Assim, manter pagamentos sempre em dia é um passo importante.
Além disso, garantir que o seu nome está sem nenhum problema que envolve o campo financeiro é fundamental. Para isso, certifique-se no Serasa sobre a situação e pontuação do seu CPF. Ter um histórico negativo com dívidas, algo relativamente comum no Brasil, é um ponto desvantajoso. Assim, o período para que o negócio seja garantido através de uma contemplação pode demorar mais que o normal.
Outro ponto fundamental é entender o momento ideal para dar um lance. Por isso, manter contato próximo com profissionais que estão por dentro do mercado pode ser um diferencial para que você garanta sua carta de crédito.
Após a contemplação, o dinheiro solicitado pode ser, enfim, utilizado pelo comprador. Por esse motivo, diversos compradores avaliam adquirir uma carta de crédito já contemplada e não contar com esses imprevistos para uma efetivação.
Compra de consórcio contemplado
Os fatores que distanciam o comprador de uma contemplação rápida fazem com que a compra de consórcios contemplados aumente. Assim, existe a garantia de um negócio efetuado, sem muita espera para adquirir o valor solicitado. No entanto, vale ressaltar novamente os riscos que esse tipo de compra pode trazer ao consumidor.
Por isso, é importante ficar atento a algumas dicas que são válidas para a aquisição de qualquer consórcio. Antes de mais nada, por se tratar de uma compra entre pessoas físicas, é importante criar um contrato de compra, com validação judicial, em caso de imprevistos ou situações não esclarecidas durante a negociação.
Além disso, é fundamental que o comprador esteja antenado com todas as regras do consórcio que ele comprou estão de acordo com o que o vendedor está lhe informando no momento da compra. Dentro deste tópico, um aspecto importante são as regras do uso da carta de crédito. Afinal, cada administradora cria dinâmicas e condições diferentes para que o dinheiro creditado possa ser utilizado.
Por fim, mas não menos importante, vale ficar atento também aos valores já pagos na cota desta carta de crédito. Também é fundamental desconfiar das vantagens exuberantes, afinal, esses pontos podem ser pistas de um golpe.
Compra de consórcio contemplado: vale a pena?
Como indicamos no texto, a compra de consórcio contemplado tem seus prós e contras, isso é evidente. Dessa forma, cabe ao comprador analisar a sua situação e entender qual a melhor alternativa para a aquisição desejada através do consórcio. Por se tratar de algo relativo, que varia de acordo com a necessidade de cada comprador, a compra de consórcio contemplado for vantajosa, pode ser um negócio interessante em um futuro próximo.
No entanto, se o tempo não é uma desvantagem tão extrema para a garantia de uma carta de crédito contemplada, talvez seja melhor repensar uma alternativa à compra de consórcio contemplado antes de fechar o negócio. Afinal, o comprador que adquire o negócio contemplado terá que arcar com despesas extras em um período muito mais curto. Dessa forma, precisa gastar mais em menos tempo para usufruir do crédito.
Para saber mais sobre a compra de consórcios, contemplados ou não, entre em contato com o Grupo Corr. Nossa equipe especializada na área pode orientar você a garantir o melhor negócio para o crédito dos seus sonhos.