As operadoras de planos de saúde no Brasil oferecem serviços especializados de saúde para colaboradores de qualquer empresa e pessoa física através de planos e modalidades coletivas.

Empresas que priorizam a saúde e a qualidade de vida dos seus funcionários, normalmente oferecem esses serviços como benefício, atraindo cada vez mais colaboradores qualificados que buscam por empresas que auxiliem o seu trabalho.


O que avaliar numa operadora de planos de saúde no Brasil?

 

Ao entrar em contato com as opções disponibilizadas pelas operadoras de planos de saúde no Brasil, deve-se ponderar a qualidade dos três principais serviços: os tipos de cobertura, o reembolso e a carência do plano.

A cobertura é justamente o serviço requisitado, ou seja, quais serão os hospitais, clínicas, laboratórios, exames e consultas disponíveis ao seu plano de saúde. Além de algumas facilidades, como aplicativo fácil de acessar e atendimento ao cliente.

Os reembolsos são mais comuns do que imaginamos. Por isso, é mais interessante verificar se são facilitados pelo plano e se os preços são comuns aos concorrentes em sua região. 

Assim como os dois itens anteriores, a carência deve ser levada em conta. Trata-se do período entre a contratação do plano e a efetivação do mesmo. Neste período, os beneficiários não poderão utilizar alguns dos serviços, por isso a empresa prestadora deve ser clara sobre as suas condições 

A medida mais precisa para avaliar quais são as melhores operadoras a oferecer tais modalidades é a consulta do IDSS, um índice organizado anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. Falaremos dela a seguir.

 

Operadoras de planos de saúde no Brasil e o índice IDSS

Operadoras de plano de saúde no Brasil e o índice IDSS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão associado ao Ministério da Saúde responsável por avaliar as operadoras de planos de saúde no Brasil, produz anualmente uma série de fichas técnicas para enquadrar tais prestadoras de serviço no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar.

A iniciativa busca regulamentar o serviço da iniciativa privada de saúde para garantir a qualidade e a excelência através de quatro indicadores. São eles:

 

Desta forma, o IDSS incentiva a competitividade entre os prestadores de serviços de saúde e as operadoras de planos de saúde no Brasil. Dando um poder de escolha maior aos beneficiários. 

O que avaliar na sua região na hora de escolher uma das operadoras de planos de saúde no brasil

 

Antes de contratar um plano de saúde, você deve garantir que ele será benéfico para você. O melhor plano, é aquele que atende às suas necessidades.

Podemos tomar como exemplo um plano de saúde com cobertura nacional. Os seus custos geralmente são mais altos do que uma cobertura regional e não fazem sentido algum para quem não viaja com frequência. 

Tendo isto em mente, procure entender como funcionam os planos de saúde e quais são as ofertas da sua região, como a cobertura, o reembolso e a faixa de preço. Por isso, capriche na pesquisa.

O próximo passo é verificar as redes credenciadas, se cobrem os hospitais e médicos que você espera consultar. Além dos benefícios, procure entender quais são os problemas com a rede.

Conforme citado anteriormente, a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANSS) tem um ótimo índice de desempenho das operadoras de planos de saúde no Brasil. Eles podem apontar as falhas de desempenho em vários aspectos, inclusive com a pesquisa focada em sua cidade.

Além do levantamento do INSS, pelo site da ANSS, o cliente pode entrar no espaço do consumidor, com acesso às dicas de como escolher operadoras de plano de saúde no Brasil. 

Lá, você terá artigos sobre os tipos de plano, o que é necessário saber antes da contratação e cartilhas sobre como avaliar o que é melhor para você e a sua família.

Caso a sua busca seja mais específica, o site da ANSS também fornece um relatório anual com as principais empresas que oferecem planos, explicando como funcionam os seus indicadores.

Se a empresa que você procura não estiver neste relatório, ainda é possível baixar uma lista simplificada com cada rede registrada e as suas avaliações.

Apesar de o seu índice de reclamações não ser tão atualizado, ainda existem os portais de reclamação com acesso gratuito e com queixas de usuários ou pessoas interessadas nos serviços de saúde.

Conclusão sobre como avaliar as operadoras de planos de saúde no Brasil

Conclusão sobre como avaliar as operadoras de planos de saúde no brasil
As operadoras de plano de saúde no Brasil surgiram como uma alternativa ao serviço público de saúde determinado pela Constituição. Elas são divididas em modalidades que aumentam o leque de opções dos consumidores a fim de apresentar um serviço completo e adaptado às necessidades de cada cliente.

Por isso, o Grupo Corr se especializou em resolver e facilitar a busca por serviços de saúde,  com mais de 20 anos de experiência no mercado de seguro, nós do Grupo Corr iremos avaliar não apenas a região que você mora mas todas as particularidades do seu perfil e te entregar as melhores opções.Por isso, Clique aqui para conhecer o plano de saúde que mais se ajusta às suas necessidades.

E se você gostou desse conteúdo sobre como avaliar as operadoras de planos de saúde no Brasil na sua região, nós siga no Instagram! Lá damos dicas, explicamos e criamos conteúdo sobre seguro de vida, seguro residência, consórcio, plano de saúde e muito mais! Além de que você pode mandar mensagens por direct e estaremos prontos para te auxiliar e tirar suas dúvidas!
E se você quer mais conteúdos sobre plano de saúde, leia: